Na Educação Infantil, o projeto Curiosos por Natureza tem como objetivo despertar a curiosidade das crianças sobre o mundo que as cerca, e, consequentemente, possibilitar a formação de novos conceitos e novos conhecimentos.
A cada ano escolhemos um tema para o desenvolvimento do projeto contemplando todas as áreas do conhecimento: arte e expressão, linguagem oral e escrita, linguagem matemática, meio natural e social, tecnologia e linguagem estrangeira.
O projeto é apresentado junto à Jornada da Ciência
Nos anos anteriores trabalhamos os seguintes temas:
O Colégio Gênese, desde 2004, possui a Educação Tecnológica curricular e extracurricular como importante ferramenta na formação de seus alunos.
O projeto, que é desenvolvido em parceria com a ViaMaker Education, grupo de educação tecnológica que representa a LEGO Education no Brasil, amplia o trabalho de formação das competências e habilidades exigidas pelo mundo atual, como criatividade e persistência na resolução de problemas, flexibilidade, autonomia e responsabilidade para o trabalho em equipe, postura empreendedora.
Utilizando-se de diferentes soluções de aprendizagem desenvolvidas pela ViaMaker, como kits da LEGO Education, fascículos educacionais, assessoria às escolas e capacitação de educadores, o projeto se estende durante todo o Ensino Fundamental, tendo como principais pilares: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer.
Fora da galeria
Aprender fazendo
Por meio de uma proposta pedagógica que se baseia na metodologia do aprender-fazendo, o aluno tem a oportunidade de vivenciar seus experimentos em um ambiente cuidadosamente preparado para atender suas reais necessidades de convívio e aprendizagem, de acordo com as exigências do MEC e os quatro pilares da educação da UNESCO.
a robótica no colégio gênese
2003
Tudo começou em 2003, com a inserção da Educação Tecnológica no currículo escolar.
2003
Nosso primeiro material era conhecido como RCX.
2004
Em 2004, formamos nossa primeira equipe de robótica, a Olympus Gênese, e participamos do 1º Campeonato de Robótica do Brasil.
2004
A competição se chamava First Lego League (FLL), e tinha como base o evento que acontecia no exterior utilizando o material didático da Lego para criação de robôs que solucionavam desafios temáticos. O tema dessa primeira competição foi "Missão Marte".
2004
No Campeonato de Robótica, garantimos nossa vaga na Competição Mundial que aconteceria em Atlanta, nos EUA no ano seguinte.
2005
O campeonato da FLL Mundial foi uma grande experiência para a equipe. O tema dessa competição foi "No Limits" (traduzido por "Sem Limites") e se tratava da mobilidade e acesso para as pessoas com deficiência.
2005
A dinâmica da FLL incentiva não apenas o uso da robótica para resolução de problemas, mas também a cooperação, o trabalho em equipe, a pesquisa e aplicação de soluções na sociedade. Retornamos ao Colégio com o troféu de 3º lugar em pesquisa.
2007
Em 2007, nos aventuramos na construção de um robô grande para a participação no campeonato FRC (FIRST Robotics Competition) que aconteceria no Rio Grande do Sul, no qual ganhamos o prêmio de Melhor Equipe "Rookie" (Novata).
2007
A competição permitia o uso de materiais eletrônicos variados e utilizamos nossa experiência e aprendizados com o material LEGO para desenvolver os mecanismos deste robô de 50 kgs, que tinha uma haste móvel, uma rampa retrátil e movimentação por esteiras.
2007
Também participamos de competições envolvendo o material VEX. Semelhante ao material LEGO, possuía uma caixa com peças metálicas, sensores e dispositivos eletrônicos.
2007
O desafio era recolher bolas de tênis e depositá-las em uma estrutura central.
2008
O robô era controlado por controle remoto e a sua programação era realizada com a linguagem C++.
2008
Nossa equipe de VEX participou da Campeonato Mundial na California, EUA.
2008
As competições nacionais da FLL continuaram com novos temas, novas mesas e um novo equipamento: o MINDSTORMS.
2008
Formamos outras duas equipes a Tauri Gênese e a Pegasus Gênese.
2008
Com elas, participamos de outras competições em São Paulo e em outras cidades do Estado.
2008
Ganhamos outros prêmios que nos garantiram vaga para outros campeonatos Nacionais.
2010
Criamos o nosso Campeonato Interno de Robótica, onde todos os alunos podem se inscrever e mostrar suas soluções com o material LEGO.
2017
O campeonato Interno de Robótica também premia e incentiva a participação de alunos do Fundamental I.
2017
A participação das famílias nesse evento também as aproxima da dinâmica LEGO de trabalho em equipe para a resolução de desafios, compreensão de mecânicas e funções, e organização dos times.
2016
Para as competições, as equipes treinam fora do horário de aula, ajustam a programação e treinam lançamentos até conseguirem fazer a maior pontuação em apenas 2 minutos e 30 segundos.
2018
Atualmente temos a equipe Gênese Team, que participa não somente dos Campeonatos FLL, mas também da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Torneio Paulista de Robótica (TPR).
2018
Equipe Gênese Team na Campeonato FLL de 2018 "Into Orbit" (Em Órbita).
2018
O Torneio Paulista de Robótica (TPR) apresenta um caminho que deve ser percorrido pelo robô. Através de programação e uso de sensores de luz, o robô deve seguir a linha preta com precisão até o final do percurso no nível elevado da pista no menor tempo possível.
2018
Um desafio semelhante ao da TPR é apresentado duranto o Campeonato Interno de Robótica de 2018.
Fora da galeria
campeonatos de robótica
O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.
A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2'30".