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ENSINO FUNDAMENTAL

No Ensino Fundamental o aluno é incentivado a conhecer progressivamente o mundo que o cerca, refletindo e atuando sobre ele, utilizando múltiplas linguagens e formas de expressão para sua comunicação e informação.

A metodologia prioriza a autonomia intelectual do aluno, seu espírito crítico, sua capacidade de construir estratégias, comprovar hipóteses e argumentar as explicações propostas, preservando e desenvolvendo valores éticos, de solidariedade, responsabilidade social e cidadania.

Projetos interdisciplinares, aulas dinâmicas e significativas, vivências e estudos do meio e a adoção de materiais organizados de modo a estabelecer relações e conexões entre o saber do aluno e o conhecimento que se quer construir, garantirão as ferramentas essenciais ao desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão sua inserção no mundo intelectual, social e tecnológico.

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RECURSOS DIGITAIS

Recursos digitais são plataformas adaptativas que estimulam o aluno a avançar de maneira personalizada e individualizada em seus processos de aprendizagem, independentemente do ritmo do seu grupo. As plataformas abaixo são usadas diariamente pelos alunos do Ensino Fundamental em seu percurso escolar.

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Sistema de robótica educacional que combina recursos LEGO® Education, APPLE® e Google® for Education.

Plataforma gamificada para o desenvolvimento do pensamento operacional e raciocínio lógico-matemático.

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Biblioteca digital de livros e audio-livros em português que estimula a leitura através de gamificação.

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Plataforma adaptativa de aprendizagem e avaliação gamificada que fornece trilhas sobre os conteúdos curriculares, proporcionando proficiência de aprendizagem.

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Plataforma integrada ao Sistema Anglo de Ensino com funcionalidades que ajudam o aluno no dia-a-dia escolar.

FUNDAMENTAL I

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PROJETOS DE LEITURA

A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.

No Ensino Fundamental o aluno entra em contato com livros da nossa biblioteca, através da Contação de Histórias que ocorre semanalmente e pelo empréstimo de títulos para leitura em casa.   Ainda conta com a plataforma digital da Árvore de Livros, que possui um acervo diversificado e apropriado para cada idade.

EXPOLITERATURA

A Expoliteratura é um projeto que envolve alunos de todos os níveis de ensino e reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos por eles.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Em tempos de apelações propagadas pelas mais variadas mídias, que incentivam o consumismo e o desperdício, a Educação Financeira passou a ser uma orientação de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Muitos especialistas acreditam que o quanto antes for iniciado o gerenciamento financeiro pessoal, melhores serão os resultados decorrentes da adoção de alguns hábitos. Portanto conclui-se que a infância é a melhor fase para a aplicação de conceitos referentes à relação com o dinheiro.

Neste projeto, além de se divertirem muito, os alunos aprendem sobre a história do dinheiro e a diferença entre ser consumidor e ser consumista, descobrem como é composto o salário, como funciona o uso do cheque e do cartão de crédito e resolvem inúmeras situações-problemas de acordo com os conteúdos matemáticos de sua série.

Como parte do projeto Educação Financeira é realizada a Festa da Matemática. Nela os alunos do Fundamental I aplicam os conceitos estudados, simulando compras e o uso do sistema monetário, descobrindo a importância e utilidade da matemática na vida cotidiana.

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ÉTICA E EMPREENDEDORISMO

As atividades são desenvolvidas com a finalidade de ampliar o autoconhecimento, a inteligência emocional,  despertar a criatividade e a postura empreendedora.

A criança participa ativamente da elaboração, desenvolvimento e avaliação das atividades dos projetos. Desempenhando papéis no grupo, ela amplia a compreensão sobre si mesma e sobre os demais, desenvolvendo sentimentos de empatia, colaboração e respeito nas relações interpessoais.

Experiências em grupo e individuais proporcionam a formação do senso de responsabilidade individual e coletiva e de atitudes proativas e positivas no alcance dos objetivos.

Neste contexto, os alunos são estimulados a pensar em soluções para problemas cotidianos, sejam eles sociais ou ambientais. Criam, defendem suas ideias, colocam-nas em prática e são encorajados a nunca desistir.

As aulas de empreendedorismo são prazerosas, lúdicas e ligadas a temas significativos às crianças. Nelas são exercitados a liderança, a assertividade, os princípios e valores e a ética.

ROBÓTICA

Ativas, curiosas e questionadoras, as crianças estão sempre em processo de descobertas, explorando o mundo em que vivem. Nesta fase, incentivar e instigar o raciocínio lógico e o aprendizado de forma dinâmica e criativa, por meio do fazer, é essencial para o desenvolvimento.
Para apoiar este aprendizado, os programas de robótica educacional da VIAMAKER® Education desenvolvem competências e habilidades nos estudantes com atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares, em um contexto tecnológico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com um aprendizado prático, somado a subsídios tecnológicos, nossos alunos encaram e resolvem problemas de forma criativa e eficiente, tornando-se preparados para serem futuros líderes e criadores de novas tecnologias.

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FUNDAMENTAL Ii

ADOLESCÊNCIA E PROTAGONISMO JUVENIL

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Como a adolescência é uma fase geralmente difícil tanto para o adolescente quanto para a família, a escola abre espaço para a discussão de temas fundamentais para a compreensão e formação, propiciando a reflexão e o diálogo na busca de caminhos para o entendimento e superação dos dilemas vividos. Temas abordados: adolescência, drogas, o diálogo com os pais, relacionamento, sexualidade, relação com a TV, bullying, internet, bulimia e autoestima. Fazem parte deste projeto a integração entre os alunos através de gincanas, quiz e jogos interclasses.

"Motivar o aluno a estudar, amadurecer e fortalecer seus valores, tornando-se comprometido, com uma postura ética e proativa diante da vida pessoal e profissional."
Leo Fraiman

O grande desafio da educação nos tempos atuais é formar jovens capazes de enfrentar um mundo com mudanças aceleradas, cada vez mais imprevisível e volátil, onde todas as esferas da vida social estão sendo reconfiguradas. 

No Ensino Fundamental II, momento também de grandes mudanças na identidade e na forma de ver a sociedade e a família, a proposta é estimular o Protagonismo Juvenil. Atuando na prática sobre problemas reais, o aluno desenvolverá sua capacidade de diálogo, argumentação e colaboração de forma propositiva, sendo alguém que assume a responsabilidade por iniciativas que contribuem ativamente na redução de problemas socioambientais.

O Protagonismo Juvenil amplia a autonomia, a autoconfiança, a criatividade, a empatia, a solidariedade e desenvolve no indivíduo habilidades para lidar com o novo, fazendo uso dos conhecimentos e informações adquiridos nas aulas e estudos cotidianos para criar possibilidades de transformação e melhoria na vida social e no meio em que vive.

Neste contexto, a escola proporciona o engajamento em projetos para o desenvolvimento de competências importantes para viver e conviver nessa sociedade em mudança, contribuindo para a reflexão  sobre o sentido e significado da vida, ampliando a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimulando a visão otimista sobre o futuro.

Tudo isso favorecerá, numa etapa seguinte do desenvolvimento do jovem, a formação de um Projeto de Vida, que se configura pela oportunidade introspectiva de refletir sobre suas expectativas e planos para o futuro, tornando-se capaz de fazer uma escolha profissional ligada aos seus interesses pessoais e identificar o que precisa desenvolver em si mesmo para atingir seus objetivos.

PROJETOS DE LEITURA

No Ensino Fundamental II o aluno é estimulado a realizar empréstimos de livros da biblioteca e realizar leituras pela  plataforma digital  Árvore de Livros. Esta plataforma fornece ao professor relatórios sobre o aproveitamento durante a leitura e sobre a realização das atividades atribuídas, cuja finalidade é verificar se houve compreensão do conteúdo.

EXPOLITERATURA

A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos.

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ROBÓTICA

Os programas de robótica educacional da VIAMAKER® Education têm como objetivo desenvolver competências e habilidades nos estudantes com atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares, em um contexto tecnológico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
É nesta etapa em que os alunos são apresentados às diferentes áreas do conhecimento e o momento em que vão descobrir suas aptidões em cada uma delas, como as linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e a matemática. Nossa metodologia ativa pautada na cultura maker, ou seja, na ideia do “faça você mesmo”, traz o protagonismo ao aluno na sala de aula e estimula o desenvolvimento de competências organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação nos alunos.
Com um aprendizado prático, somado a subsídios tecnológicos, nossos alunos encaram e resolvem problemas de forma criativa e eficiente, tornando-se preparados para serem futuros líderes e criadores de novas tecnologias.

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PROJETOS CIENTÍFICOS

A investigação científica acompanha o estudante durante toda a sua formação. Estimulamos o aluno a pesquisar, aprofundar e confrontar ideias tendo como base o método científico. Para tornar a aprendizagem eficiente e significativa, proporcionamos Estudos do Meio onde o aluno ampliará sua compreensão sobre os temas estudados.
Anualmente, realizamos a Jornada da Ciência, onde os alunos apresentam à comunidade escolar seus trabalhos de pesquisa, através de uma mostra com experimentos e propostas de solução aos problemas nas áreas de sustentabilidade, saúde e bem-estar, tecnologia, desenvolvimento social e urbano.

ESTUDOS DO MEIO

Enfatizando a produção e a contextualização do conhecimento, o Colégio Gênese coloca entre uma de suas prioridades o Estudo do Meio. O principal objetivo do Estudo do Meio é demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre dentro e fora dela, em diferentes lugares com diferentes pessoas. A possibilidade de estabelecer essas relações representa um material de trabalho quase inesgotável para alunos e professores.

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