


ENSINO FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental o aluno é incentivado a conhecer progressivamente o mundo que o cerca, refletindo e atuando sobre ele, utilizando múltiplas linguagens e formas de expressão para sua comunicação e informação.
A metodologia prioriza a autonomia intelectual do aluno, seu espírito crítico, sua capacidade de construir estratégias, comprovar hipóteses e argumentar as explicações propostas, preservando e desenvolvendo valores éticos, de solidariedade, responsabilidade social e cidadania.
Projetos interdisciplinares, aulas dinâmicas e significativas, vivências e estudos do meio e a adoção de materiais organizados de modo a estabelecer relações e conexões entre o saber do aluno e o conhecimento que se quer construir, garantirão as ferramentas essenciais ao desenvolvimento das competências e habilidades que possibilitarão sua inserção no mundo intelectual, social e tecnológico.


RECURSOS DIGITAIS
Recursos digitais são plataformas adaptativas que estimulam o aluno a avançar de maneira personalizada e individualizada em seus processos de aprendizagem, independentemente do ritmo do seu grupo. As plataformas abaixo são usadas diariamente pelos alunos do Ensino Fundamental em seu percurso escolar.


Sistema de robótica educacional que combina recursos LEGO® Education, APPLE® e Google® for Education.
Plataforma gamificada para o desenvolvimento do pensamento operacional e raciocínio lógico-matemático.

Biblioteca digital de livros e audio-livros em português que estimula a leitura através de gamificação.

Plataforma adaptativa de aprendizagem e avaliação gamificada que fornece trilhas sobre os conteúdos curriculares, proporcionando proficiência de aprendizagem.

Plataforma integrada ao Sistema Anglo de Ensino com funcionalidades que ajudam o aluno no dia-a-dia escolar.
FUNDAMENTAL I

PROJETOS DE LEITURA
A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.
No Ensino Fundamental o aluno entra em contato com livros da nossa biblioteca, através da Contação de Histórias que ocorre semanalmente e pelo empréstimo de títulos para leitura em casa. Ainda conta com a plataforma digital da Árvore de Livros, que possui um acervo diversificado e apropriado para cada idade.
EXPOLITERATURA
A Expoliteratura é um projeto que envolve alunos de todos os níveis de ensino e reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos por eles.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Em tempos de apelações propagadas pelas mais variadas mídias, que incentivam o consumismo e o desperdício, a Educação Financeira passou a ser uma orientação de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Muitos especialistas acreditam que o quanto antes for iniciado o gerenciamento financeiro pessoal, melhores serão os resultados decorrentes da adoção de alguns hábitos. Portanto conclui-se que a infância é a melhor fase para a aplicação de conceitos referentes à relação com o dinheiro.
Neste projeto, além de se divertirem muito, os alunos aprendem sobre a história do dinheiro e a diferença entre ser consumidor e ser consumista, descobrem como é composto o salário, como funciona o uso do cheque e do cartão de crédito e resolvem inúmeras situações-problemas de acordo com os conteúdos matemáticos de sua série.
Como parte do projeto Educação Financeira é realizada a Festa da Matemática. Nela os alunos do Fundamental I aplicam os conceitos estudados, simulando compras e o uso do sistema monetário, descobrindo a importância e utilidade da matemática na vida cotidiana.



ÉTICA E EMPREENDEDORISMO
As atividades são desenvolvidas com a finalidade de ampliar o autoconhecimento, a inteligência emocional, despertar a criatividade e a postura empreendedora.
A criança participa ativamente da elaboração, desenvolvimento e avaliação das atividades dos projetos. Desempenhando papéis no grupo, ela amplia a compreensão sobre si mesma e sobre os demais, desenvolvendo sentimentos de empatia, colaboração e respeito nas relações interpessoais.
Experiências em grupo e individuais proporcionam a formação do senso de responsabilidade individual e coletiva e de atitudes proativas e positivas no alcance dos objetivos.
Neste contexto, os alunos são estimulados a pensar em soluções para problemas cotidianos, sejam eles sociais ou ambientais. Criam, defendem suas ideias, colocam-nas em prática e são encorajados a nunca desistir.
As aulas de empreendedorismo são prazerosas, lúdicas e ligadas a temas significativos às crianças. Nelas são exercitados a liderança, a assertividade, os princípios e valores e a ética.
ROBÓTICA
Ativas, curiosas e questionadoras, as crianças estão sempre em processo de descobertas, explorando o mundo em que vivem. Nesta fase, incentivar e instigar o raciocínio lógico e o aprendizado de forma dinâmica e criativa, por meio do fazer, é essencial para o desenvolvimento.
Para apoiar este aprendizado, os programas de robótica educacional da VIAMAKER® Education desenvolvem competências e habilidades nos estudantes com atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares, em um contexto tecnológico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com um aprendizado prático, somado a subsídios tecnológicos, nossos alunos encaram e resolvem problemas de forma criativa e eficiente, tornando-se preparados para serem futuros líderes e criadores de novas tecnologias.



FUNDAMENTAL Ii
ADOLESCÊNCIA E PROTAGONISMO JUVENIL

Como a adolescência é uma fase geralmente difícil tanto para o adolescente quanto para a família, a escola abre espaço para a discussão de temas fundamentais para a compreensão e formação, propiciando a reflexão e o diálogo na busca de caminhos para o entendimento e superação dos dilemas vividos. Temas abordados: adolescência, drogas, o diálogo com os pais, relacionamento, sexualidade, relação com a TV, bullying, internet, bulimia e autoestima. Fazem parte deste projeto a integração entre os alunos através de gincanas, quiz e jogos interclasses.
"Motivar o aluno a estudar, amadurecer e fortalecer seus valores, tornando-se comprometido, com uma postura ética e proativa diante da vida pessoal e profissional."
Leo Fraiman
O grande desafio da educação nos tempos atuais é formar jovens capazes de enfrentar um mundo com mudanças aceleradas, cada vez mais imprevisível e volátil, onde todas as esferas da vida social estão sendo reconfiguradas.
No Ensino Fundamental II, momento também de grandes mudanças na identidade e na forma de ver a sociedade e a família, a proposta é estimular o Protagonismo Juvenil. Atuando na prática sobre problemas reais, o aluno desenvolverá sua capacidade de diálogo, argumentação e colaboração de forma propositiva, sendo alguém que assume a responsabilidade por iniciativas que contribuem ativamente na redução de problemas socioambientais.
O Protagonismo Juvenil amplia a autonomia, a autoconfiança, a criatividade, a empatia, a solidariedade e desenvolve no indivíduo habilidades para lidar com o novo, fazendo uso dos conhecimentos e informações adquiridos nas aulas e estudos cotidianos para criar possibilidades de transformação e melhoria na vida social e no meio em que vive.
Neste contexto, a escola proporciona o engajamento em projetos para o desenvolvimento de competências importantes para viver e conviver nessa sociedade em mudança, contribuindo para a reflexão sobre o sentido e significado da vida, ampliando a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimulando a visão otimista sobre o futuro.
Tudo isso favorecerá, numa etapa seguinte do desenvolvimento do jovem, a formação de um Projeto de Vida, que se configura pela oportunidade introspectiva de refletir sobre suas expectativas e planos para o futuro, tornando-se capaz de fazer uma escolha profissional ligada aos seus interesses pessoais e identificar o que precisa desenvolver em si mesmo para atingir seus objetivos.
PROJETOS DE LEITURA
No Ensino Fundamental II o aluno é estimulado a realizar empréstimos de livros da biblioteca e realizar leituras pela plataforma digital Árvore de Livros. Esta plataforma fornece ao professor relatórios sobre o aproveitamento durante a leitura e sobre a realização das atividades atribuídas, cuja finalidade é verificar se houve compreensão do conteúdo.
EXPOLITERATURA
A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos.



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ROBÓTICA
Os programas de robótica educacional da VIAMAKER® Education têm como objetivo desenvolver competências e habilidades nos estudantes com atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares, em um contexto tecnológico, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
É nesta etapa em que os alunos são apresentados às diferentes áreas do conhecimento e o momento em que vão descobrir suas aptidões em cada uma delas, como as linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e a matemática. Nossa metodologia ativa pautada na cultura maker, ou seja, na ideia do “faça você mesmo”, traz o protagonismo ao aluno na sala de aula e estimula o desenvolvimento de competências organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação nos alunos.
Com um aprendizado prático, somado a subsídios tecnológicos, nossos alunos encaram e resolvem problemas de forma criativa e eficiente, tornando-se preparados para serem futuros líderes e criadores de novas tecnologias.




PROJETOS CIENTÍFICOS
A investigação científica acompanha o estudante durante toda a sua formação. Estimulamos o aluno a pesquisar, aprofundar e confrontar ideias tendo como base o método científico. Para tornar a aprendizagem eficiente e significativa, proporcionamos Estudos do Meio onde o aluno ampliará sua compreensão sobre os temas estudados.
Anualmente, realizamos a Jornada da Ciência, onde os alunos apresentam à comunidade escolar seus trabalhos de pesquisa, através de uma mostra com experimentos e propostas de solução aos problemas nas áreas de sustentabilidade, saúde e bem-estar, tecnologia, desenvolvimento social e urbano.
ESTUDOS DO MEIO
Enfatizando a produção e a contextualização do conhecimento, o Colégio Gênese coloca entre uma de suas prioridades o Estudo do Meio. O principal objetivo do Estudo do Meio é demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre dentro e fora dela, em diferentes lugares com diferentes pessoas. A possibilidade de estabelecer essas relações representa um material de trabalho quase inesgotável para alunos e professores.
