ZM01-4987.JPG

educação

infantil

Somos uma escola que acolhe e compreende as diferentes necessidades de cada aluno, sem deixar de oferecer todas as condições e estímulos que o façam avançar em seu desenvolvimento cognitivo, motor e social.

A proposta pedagógica da Educação Infantil tem como preocupação fundamental propiciar às crianças um ambiente rico em vivências, onde o aluno estabeleça relações importantes para a construção de seu conhecimento.

ALFABETIZAÇÃO E PROJETOS DE LEITURA

ARTE, INGLÊS, INFORMÁTICA E PROJETOS CIENTÍFICOS

SOCIALIZAÇÃO E JOGOS DRAMÁTICOS

CORPO E MOVIMENTO, MÚSICA E DANÇA

Os ambientes são adequados às necessidades do aluno e ao currículo, que visa o desenvolvimento da autonomia, da identidade, da participação social, da autoimagem e a aquisição de conhecimentos que possibilitem sua inserção no meio social, pela compreensão dos valores e das regras sociais e pelo aprendizado da leitura e escrita.

O material didático atende a este contexto onde a educação infantil é um espaço de vida, de encontro e diálogo permanente e tem a função de instrumentalizar e orientar o educador para a reflexão e tomada de decisões direcionadas ao aprendizado.  

 
ZM01-4988.JPG

O processo de letramento inicia-se ainda no Infantil I, quando as crianças reconhecem e identificam seus objetos e materiais pelo nome próprio grafado neles.

Este é o primeiro sentido que experimentam da escrita. A partir daí muitas são as relações que passam a estabelecer com outros objetos escritos, através de estímulos apropriados e da exploração contínua deste novo universo que se apresenta.

No decorrer do curso de Educação Infantil, a atenção estará voltada para criar um ambiente que valorize o saber individual e a aquisição de novos saberes, preservando o sentido de individualidade, sem perder de vista os objetivos que se pretende alcançar.

A avaliação da aprendizagem de cada aluno e dos grupos é contínua e serve de instrumento para a adequação de estímulos que visem a superação da fase em que se encontram, para níveis mais adiantados.

Durante todo o trabalho de letramento, os alunos terão desenvolvido também sua capacidade criadora e apreciarão leituras variadas e cheias de significado para sua faixa etária. Além do estudo de materiais variados como logomarcas, rótulos, outdoor, jogos, gibis, livros, revistas e jornais, são desenvolvidos projetos específicos e atividades relativas ao livro trabalhado semestralmente pelo grupo.

A leitura é valorizada e amplamente trabalhada através do projeto Lê pra mim. Este projeto, destinado aos alunos do Infantil que ainda não dominam a leitura, incentiva o hábito e o gosto pela leitura no âmbito familiar.

ALFABETIZAÇÃO

Projetos de Leitura

 

A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.

Expoliteratura

 

A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos. Na educação infantil, a leitura da obra adotada é lida e reconstruída a partir da exploração de técnicas artísticas variadas, constituindo um novo material de leitura, desta vez com autoria do aluno.

DSC_0142.JPG

Contação de histórias

 

Semanalmente, os alunos do infantil dirigem-se à sala de leitura para ouvir deliciosas histórias dos mais diversos autores e sobre os mais variados assuntos. Fadas, duendes, reis, animais fantásticos inundam o imaginário infantil, proporcionando a ampliação da imaginação, criatividade e atenção. Além de um momento de intenso prazer, as histórias contadas tratam de situações cotidianas pelas quais as próprias crianças passam, possibilitando reflexão e compreensão das experiências vividas e auxiliando na construção da autoestima e da cidadania.

Projeto Lê Pra Mim

 

Este projeto propicia, através de uma biblioteca circulante, o empréstimo semanal de livros, onde as famílias são sensibilizadas a ler para as crianças que ainda não são leitoras. Dentro deste projeto, incentivamos os pais a formarem uma pequena biblioteca infantil para seus filhos.

Projeto Fábulas

 

Complementando as atividades de alfabetização do Infantil III, os alunos, um a um, levam para casa uma pasta contendo um livro com uma coletânea de fábulas e inúmeros materiais para a confecção de um trabalho artístico a partir da fábula lida em família. Com o retorno deste material à escola, o aluno tem a tarefa de contar aos demais sobre a fábula lida, apoiando-se na gravura realizada para a complementação da história. Neste trabalho, desenvolve-se a compreensão do texto, a linguagem oral e o entrosamento familiar na construção de uma tarefa.

 

arte

O Colégio Gênese valoriza o papel das Artes Plásticas na Educação Infantil, como uma forma de a criança compreender o mundo que a cerca e expressar-se nele.

Neste sentido propicia um ambiente rico em estímulos para que a criança, através da manipulação concreta de inúmeros materiais, possa desenvolver mais esta forma de expressão, criando, recriando, descobrindo e reconstruindo a arte, segundo seu ponto de vista.

inglês

O aprendizado da língua inglesa é imprescindível em razão da sua importância como instrumento de comunicação universal e de interação com o mundo globalizado em que vivemos, caracterizado pelo avanço tecnológico e pelo crescente intercâmbio entre pessoas de outros países. Por isso é importante preparar o aluno para esse universo multilinguístico e multicultural já no início da vida escolar.

Na educação infantil a aprendizagem se torna mais eficiente quanto mais significativa for para a criança. Por isso o ambiente é bastante estimulante, proporcionando muitas experiências divertidas que desenvolvem a oralidade e a aquisição do vocabulário. As crianças brincam, cantam, dramatizam, jogam, pintam, recortam, colam, montam, etc., construindo de forma lúdica suas primeiras aprendizagens da nova língua.

FD01-8693.JPG

Visando promover a interdisciplinaridade, os professores de inglês participam ativamente dos projetos de série, ampliando por meio do estudo do vocabulário em inglês, as atividades realizadas em todas as áreas.

No decorrer da educação infantil os alunos vão progressivamente identificando palavras correspondentes ao vocabulário, em paralelo à sua alfabetização em português, estabelecendo uma base para os estudos subsequentes, o que possibilita mais segurança nas próximas etapas do aprendizado da língua inglesa.

Informática

Os alunos entram em contato com o uso da tecnologia, ainda no infantil, como mais um instrumento de conhecimento do mundo. A tecnologia é utilizada como ferramenta dentro do processo de ensino-aprendizagem, como lazer (através de jogos) e na produção de novos conhecimentos e registros (pesquisas, documentários, pesquisas de imagem, jogos pedagógicos e de alfabetização). A aplicabilidade de mais este recurso é compatível com as possibilidades cognitivas de cada faixa etária e com os projetos pedagógicos desenvolvidos com cada grupo.

Projetos Científicos

 

As crianças são criaturas muito curiosas. Elas exploram, questionam e admiram, e ao fazê-lo, aprendem. A partir do momento do nascimento, provavelmente ainda antes, os seres humanos são atraídos para coisas novas. Quando estamos curiosos sobre algo novo, queremos explorar.

Quando experimenta a alegria da descoberta, a criança vai querer repetir a exploração. Neste processo, é natural e prazeroso compartilhar com alguém. Elogiada pelos pais e professores em suas descobertas e aprendizagens, sente-se fortalecida em busca de conhecer cada vez mais. Esta estimulação positiva leva a criança a enfrentar novos desafios, mesmo que difíceis, pois se sente encorajada.

Criança bem estimulada aprende mais e melhor!

Pensando no grande potencial de exploração das crianças e na importância da aprendizagem significativa e contextualizada, realizamos anualmente o projeto Curiosos por Natureza que tem como característica principal a utilização do método científico para comprovar as hipóteses que as crianças formulam sobre o mundo que as cerca.

20180420_082818.jpg
 
WhatsApp Image 2019-03-28 at 22.53.52.jp

Jogos e atividades de expressão

Os jogos dão às crianças uma real possibilidade de compreender e exercitar novas formas de agir e pensar, dentro de atividades orientadas e com fundo conceitual.

Os jogos dramáticos ajudam as crianças a interpretar situações em que se colocam como agentes, além de compreender o papel do outro. Estas atividades auxiliam a criança na construção de seus valores pessoais e desenvolvem sua capacidade de criação e expressão gestual e verbal.

O Colégio Gênese conta com uma sala com espelhos e inúmeras fantasias e acessórios para a realização das atividades propostas nesta área, além de uma brinquedoteca que reúne mobiliário e objetos que estimulam o brincar e a interpretação de papéis da vida cotidiana.

WhatsApp Image 2019-04-11 at 22.43.39.jp

Socialização

É permitindo que a criança se relacione, que ela vai aprender a se relacionar. Esta aprendizagem só será possível se houver trocas de experiências entre as crianças do mesmo grupo, entre adultos e crianças e entre crianças de grupos diferentes.

A escola tem papel fundamental nesta socialização, à medida que cabe a ela visar em seu projeto pedagógico, a constituição de um ambiente que fortaleça as relações interpessoais e que garanta a formação de uma auto-imagem positiva da criança.

O trabalho da escola será no sentido de construir com as crianças elementos de convivência saudável onde reconhecendo e respeitando a existência do outro, todos atinjam um gradual amadurecimento.

 

Corpo e movimento

A educação física tem, na educação infantil, a finalidade de ampliar e desenvolver a capacidade de se movimentar. A prática de jogos e exercícios corporais também propicia um maior entrosamento social e a compreensão das regras para sua realização.

O Colégio Gênese promove atividades que, de forma lúdica e prazerosa, levam o aluno a exercitar as ações de pular, correr, equilibrar-se, lançar, escalar, correr e, de acordo com a faixa etária, desempenhar duas ou mais destas atividades simultaneamente, em graus progressivos de complexidade, na busca constante de um maior domínio do corpo e de maior autonomia na execução de movimentos.

Complementarmente às atividades desenvolvidas durante as aulas, são proporcionadas a prática do Judô e da dança (Ballet Clássico). Ambas estimulam o intelecto, o físico e o relacionamento interpessoal.

música e dança

A exploração de ritmos, sons, pulsos, gêneros musicais e experimentação de instrumentos está presente durante todo o curso de Educação Infantil.

Através de jogos musicais, cantigas e exploração de músicas o aluno conhece novos gêneros musicais e os movimentos corporais que podem ser desenvolvidos a partir deles.

Complementando estas vivências são proporcionadas aulas de dança (Ballet Clássico). Esta atividade tem como principal objetivo garantir mais uma forma de expressão e auxiliar na formação postural e artística dos alunos.

LP01-0057.JPG
LP01-0072.JPG