ENSINO médio
Utilizar os conhecimentos já adquiridos para romper com o senso comum, apoiado no conhecimento científico, criando hipóteses e pesquisando soluções.
Priorizar o desenvolvimento das habilidades e competências de observar, relacionar, comparar, diferenciar, descrever, narrar, dissertar, sistematizar, concluir e tomar posição frente aos fatos do cotidiano com vista à tomada de decisões.
Participar de projetos onde atue diretamente sobre o espaço vivido, recorrendo aos conhecimentos desenvolvidos na escola para aplicar propostas de intervenção solidária na realidade, desenvolvendo atividades coletivas e de participação social.
Desenvolver estudos mais aprofundados das ciências, sua compreensão e aplicação, bem como o domínio da norma culta da língua portuguesa e a noção de outras línguas, capacitando-se para o ingresso nas melhores Universidades.
Compreendendo e tendo clareza na utilização de diferentes linguagens como a matemática, a artística e a científica, argumentar de forma consistente, questionando e buscando a aplicação do conhecimento, dentro de uma visão ética e responsável.
O material didático, dinâmico e interativo, sintoniza o aluno com sua realidade. Apresenta teoria e prática por meio de múltiplas linguagens, textos, atividades e exercícios, além de proporcionar a revisão de tudo o que foi aprendido para os vestibulares.
Visitas e palestras tornam a transição do ensino médio para o ensino superior mais segura, pelo conhecimento dos cursos oferecidos, realização de testes vocacionais e interação com graduandos e profissionais das áreas de interesse.
PROJETO DE VIDA Conscientização a respeito de si mesmo, das relações que constrói na sociedade e sobre as possibilidades de atuação no mundo.
ESTUDOS AVANÇADOS Ampliam aprendizagens em uma determinada área do conhecimento e suas aplicações em diferentes contextos.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS O aluno escolhe as áreas de conhecimento em que pretende se aprofundar, contemplando seus interesses e aptidões pessoais.
CURSOS ELETIVOS Possibilitam ao aluno experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, oportunizando o protagonismo estudantil.
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA Permanecem em todos os itinerários as matérias básicas já presentes no currículo.
ORGANIZAÇÃO
CURRIULAR
FLEXÍVEL
RECURSOS DIGITAIS
Recursos digitais são plataformas adaptativas que estimulam o aluno a avançar de maneira personalizada e individualizada em seus processos de aprendizagem, independentemente do ritmo do seu grupo. As plataformas abaixo são usadas diariamente pelos alunos do Ensino Médio em seu percurso escolar.
Laboratórios virtuais com ambientes de simulação que aplicam diferentes contextos da vida real nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática.
Biblioteca digital de livros e audio-livros em português que estimula a leitura através de gamificação.
Plataforma de correção de redações que prepara o aluno para as redações do ENEM e dos vestibulares.
Plataforma integrada ao Sistema Anglo de Ensino que oferece correção de tarefas com relatórios de acompanhamento para alunos e professores mediarem a aprendizagem, apostilas digitais, plantão de dúvidas, tutoria.
PROJETOS DE ESTÍMULO À LEITURA
A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.
CLUBE DA LEITURA
Circulação de livros para ampliar o hábito de leitura dos alunos e da comunidade em geral.
CLÁSSICOS DA LITERATURA NO TEATRO
Assistir aos clássicos da literatura no teatro, seguidos por discussões com diretores e atores sobre a obra, suas características e influências históricas, permite uma aproximação prazerosa do conteúdo literário exigido nos vestibulares.
EXPOLITERATURA
A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos.
PROJETOS
CIENTÍFICOS
A Jornada Científica é um evento para exposição das pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos sobre um tema de relevância social e científica durante o ano.
CONCURSO TRAVESSIA
Desenvolvido e patrocinado pela FEI, o Concurso Travessia é uma competição entre escolas que tem como finalidade desenvolver nos alunos do Ensino Médio habilidades para o trabalho em equipe na construção de pontes de madeira utilizando exclusivamente palitos de sorvete, cola, barbante e clipes.
Organizados em equipes os alunos recorrem aos conhecimentos de física, matemática e pesquisas sobre a engenharia na construção de pontes para desenvolver um protótipo, em um período de 4 horas, que suporte uma carga móvel de 50 quilos ou mais.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA
A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA - OBR
A OBR é uma das olimpíadas apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.
ESTUDOS
DO MEIO
Enfatizando a produção e a contextualização do conhecimento, o Colégio Gênese coloca entre uma de suas prioridades o Estudo do Meio. O principal objetivo do Estudo do Meio é demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre dentro e fora dela, em diferentes lugares com diferentes pessoas. A possibilidade de estabelecer essas relações representa um material de trabalho quase inesgotável para alunos e professores.
PROJETOS S.E.R.
Realizado pelos alunos do Ensino Médio, tem como objetivo trabalhar a Solidariedade, a Esperança e o Respeito de uma forma mais plena, estudando os problemas sociais e propondo ações concretas de intervenção na comunidade. Em 2016 o projeto foi direcionado ao idoso. Em 2017 as ações estavam voltadas ao apoio às instituições que dão assistência às crianças em situação de vulnerabilidade social.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Este projeto visa aproximar o jovem do Ensino Médio das universidades e do mercado de trabalho, favorecendo a escolha profissional pelo conhecimento dos cursos e atuação profissional em cada área.
Palestras, seminários e oficinas são realizados em parceria com as Universidades em seu próprio campus. Além disso, os alunos recebem palestrantes que vêm ao colégio para falar a respeito de sua atuação profissional. Os alunos do Ensino Médio participam no decorrer do ano de Feiras de Vestibular e Profissões, testes vocacionais e debates sobre carreiras.
VESTIBULARES
REVISÃO COM RAPIDEZ E AGILIDADE
No ensino médio nosso aluno recebe uma preparação especial para a realização do ENEM e dos Vestibulares.
SIMULADOS
Os vestibulandos são preparados para a realização de provas dos vestibulares por 4 simulados anuais, referentes aos cadernos de estudos, que estão distribuídos durante todo o Ensino Médio.
No decorrer do Ensino Médio também são preparados para outras modalidades de provas, como o ENEM. Para isso, além de receberem orientações frequentes sobre este modelo de avaliação e a forma de resolução, são estimulados a ler e discutir sobre temas atuais, frequentemente abordados nas questões e como tema da redação.
Na 3ª série do Ensino Médio os alunos realizam 4 simulados do ENEM cujos resultados são tabulados, interpretados e divulgados ao aluno. De acordo com esta perspectiva de análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros, o aluno é capaz de construir um plano de ação para melhoria de seu processo de aprendizagem.