top of page
Voltar ao topo
LP01-0349.JPG

ensinO

médio

Utilizar os conhecimentos já adquiridos para romper com o senso comum, apoiado no conhecimento científico, criando hipóteses e pesquisando soluções.

Priorizar o desenvolvimento das habilidades e competências de observar, relacionar, comparar, diferenciar, descrever, narrar, dissertar, sistematizar, concluir e tomar posição frente aos fatos do cotidiano com vista à tomada de decisões.

Participar de projetos onde atue diretamente sobre o espaço vivido, recorrendo aos conhecimentos desenvolvidos na escola para aplicar propostas de intervenção solidária na realidade, desenvolvendo atividades coletivas e de participação social.

Desenvolver estudos mais aprofundados das ciências, sua compreensão e aplicação, bem como o domínio da norma culta da língua portuguesa e a noção de outras línguas, capacitando-se para o ingresso nas melhores Universidades.

Compreendendo e tendo clareza na utilização de diferentes linguagens como a matemática, a artística e a científica, argumentar de forma consistente, questionando e buscando a aplicação do conhecimento, dentro de uma visão ética e responsável.

O material didático, dinâmico e interativo, sintoniza o aluno com sua realidade. Apresenta teoria e prática por meio de múltiplas linguagens, textos, atividades e exercícios, além de proporcionar a revisão de tudo o que foi aprendido para os vestibulares.

Visitas e palestras tornam a transição do ensino médio para o ensino superior mais segura, pelo conhecimento dos cursos oferecidos, realização de testes vocacionais e interação com graduandos e profissionais das áreas de interesse.

ÉTICO-CAPA_MEDIO.png
Leitura

Projetos de Estímulo à Leitura

 

A leitura é fundamental para a plena realização da nossa condição humana e da nossa capacidade de entender o mundo. É também condicionante para a promoção de valores democráticos, porque é base para uma cultura do discernimento e do diálogo, tanto individual como coletivo. Quem lê aumenta seu repertório de atuação sobre o mundo à sua volta. E, naturalmente, uma sociedade leitora amplia suas possibilidades de qualificar as relações humanas e resolver os problemas cada vez mais complexos que a elas se apresentam.

Clube da Leitura

Circulação de livros para ampliar o hábito de leitura dos alunos e da comunidade em geral.

Clássicos da Literatura

no Teatro

Assistir aos clássicos da literatura no teatro, seguidos por discussões com diretores e atores sobre a obra, suas características e influências históricas, permite uma aproximação prazerosa do conteúdo literário exigido nos vestibulares.

Expoliteratura

A Expoliteratura reúne os projetos literários desenvolvidos a partir dos livros lidos e dos livros escritos pelos alunos.

IMG_0502.JPG
DSCF2979.JPG
DSCF2907.JPG
Projeto S.E.R.
projetos-cidadania.png

Projeto S.E.R.

 

Realizado pelos alunos do Ensino Médio, tem como objetivo trabalhar a Solidariedade, a Esperança e o Respeito de uma forma mais plena, estudando os problemas sociais e propondo ações concretas de intervenção na comunidade. Em 2016 o projeto foi direcionado ao idoso. Em 2017 as ações estavam voltadas ao apoio às instituições que dão assistência às crianças em situação de vulnerabilidade social.

101.JPG
068.JPG
048.JPG
Orientação Vocacional e Vestibulares

Orientação Vocacional

 

Este projeto visa aproximar o jovem do Ensino Médio das universidades e do mercado de trabalho, favorecendo a escolha profissional pelo conhecimento dos cursos e atuação profissional em cada área.

Palestras, seminários e oficinas são realizados em parceria com as Universidades em seu próprio campus. Além disso, os alunos recebem palestrantes que vêm ao colégio para falar a respeito de sua atuação profissional. Os alunos do Ensino Médio participam no decorrer do ano de Feiras de Vestibular e Profissões, testes vocacionais e debates sobre carreiras.

Vestibulares


Revisão com rapidez e objetividade

No ensino médio nosso aluno recebe uma preparação especial para a realização do ENEM e dos Vestibulares.

 

Simulados

Os vestibulandos são preparados para a realização de provas dos vestibulares por 4 simulados anuais, referentes aos cadernos de estudos, que estão distribuídos durante todo o Ensino Médio.

No decorrer do Ensino Médio também são preparados para outras modalidades de provas, como o ENEM. Para isso, além de receberem orientações frequentes sobre este modelo de avaliação e a forma de resolução, são estimulados a ler e discutir sobre temas atuais, frequentemente abordados nas questões e como tema da redação.

Na 3ª série do Ensino Médio os alunos realizam 4 simulados do ENEM cujos resultados são tabulados, interpretados e divulgados ao aluno. De acordo com esta perspectiva de análise quantitativa e qualitativa dos acertos e erros, o aluno é capaz de construir um plano de ação para melhoria de seu processo de aprendizagem.

Projetos Científicos

 

A Jornada Científica é um evento para exposição das pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos sobre um tema de relevância social e científica durante o ano. 

image_edited.jpg
20180609_104450.jpg
Projetos Científicos

Competições Técnico-Científicas

Competições Técnico-Científicas

Concurso Travessia

Desenvolvido e patrocinado pela FEI, o Concurso Travessia é uma competição entre escolas que tem como finalidade desenvolver nos alunos do Ensino Médio habilidades para o trabalho em equipe na construção de pontes de madeira utilizando exclusivamente palitos de sorvete, cola, barbante e clipes.

Organizados em equipes os alunos recorrem aos conhecimentos de física, matemática e pesquisas sobre a engenharia na construção de pontes para desenvolver um protótipo, em um período de 4 horas, que suporte uma carga móvel de 50 quilos ou mais.

Olimpíada de Física

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR

A OBR é uma das olimpíadas apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

WP_20161006_19_28_12_Pro.jpg
WP_20170909_10_12_29_Pro.jpg
IMG_0585.JPG
Estudos do Meio

estudos do meio

Enfatizando a produção e a contextualização do conhecimento, o Colégio Gênese coloca entre uma de suas prioridades o Estudo do Meio. O principal objetivo do Estudo do Meio é demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre dentro e fora dela, em diferentes lugares com diferentes pessoas. A possibilidade de estabelecer essas relações representa um material de trabalho quase inesgotável para alunos e professores.

DSCN1149.JPG
NE01-7836.JPG
bottom of page